gov.br

Atuária em Destaque

Área do conteúdo

Mudanças da Susep permitem que seguro seja vinculado ao condutor e não ao veículo

Data de publicação: 1 de setembro de 2021. Categoria: Noticia, Seguro

Novas medidas anunciadas pela Superintendência de Seguros Privados passam a valer a partir de hoje

A partir desta quarta-feira (1º) entram em vigor as novas normas para o seguro automotivo estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). As medidas têm o objetivo de aumentar o acesso dos consumidores ao serviço e flexibilizar o seguro auto.

Entre as mudanças, o consumidor poderá personalizar os serviços oferecidos pelo seguro. Por exemplo, se o proprietário de um veículo quiser contratar apenas um seguro para acidentes, como incêndios e batidas, haverá essa possibilidade sem necessariamente de aderir ao serviço contra furto e roubo. O preço cobrado será de acordo apenas com o seguro contratado.

Outro ponto assegurado pelas novas medidas é que o consumidor poderá vincular o serviço de proteção ao motorista e não mais ao veículo, se preferir. Ou seja, se o automóvel for trocado, o seguro se manterá ativo. Essa medida é vantajosa, principalmente, para motoristas de aplicativos e condutores que alugam carros para o fim de semana.

Será possível, ainda, a contratação de coberturas das despesas em consequência de danos corporais ou materiais causados a terceiros, independentemente de quem seja o proprietário do veículo.

A Youse, plataforma de seguros, é uma das empresas que já tem buscado se adequar às novas regras. Além de oferecer um seguro auto no qual o cliente possui autonomia para escolher entre combos diferentes ou adaptar seu seguro com as coberturas e assistências que quiser, a insurtech também permite que o cliente ative e desative serviços da apólice, conforme seu momento de vida. Na prática, se o consumidor for viajar, por exemplo, ele pode aumentar ou diminuir as coberturas e assistências como quiser. Segundo estimativas da insurtech, algumas adaptações podem implicar, em média, 44% de economia.

Fonte: cqcs.com.br